terça-feira, 19 de abril de 2016

Informações Importantes sobre o Exame de Desenho 2016

Ok , para quem viu o meu último post : http://oddarts.blogspot.pt/2016/04/informacoes-importantes-sobre-os-exames.html e ainda ficou um pouco a toa eu vou resolver isso e aplicar as teorias que tinha dito antes . 

Vou exemplificar contando a minha história mais uma vez e dizendo como eu apliquei todos aqueles conceitos quando estava no secundário . Ao contrário do post anterior , este é voltado para os estudantes de artes visuais em específico . 

Então , no meu 12º ano eu já sabia o que queria estudar : Design de Comunicação . Este era o meu grande objetivo . Sendo assim , cada passo que eu dava , mais perto eu ficava de compreender e trabalhar na minha área . 


1 - Aprender - Além de aprender o pouco que aprendia na escola , eu também pesquisava muito . Queria saber o máximo que eu podia fazer e queria saber a relação entre tudo aquilo que aprendia na escola e tudo aquilo que iria aplicar no mundo real . 

2- Registe - Eu fiz este blog para registar tudo o que aprendia , mais além disso também tinha vários diários gráficos onde fazia muitas experiências , desde desenhos , colagens , pinturas , etc...

3 - Estude - Tudo o que eu já tinha feito eu aplicava novamente . No caso dos desenhos , dos programas de multimédia , das esculturas em oficina de artes . Era uma questão de ser sistemático . 


Por que eu fazia isso tudo ? 

Porque eu sabia que tudo o que eu fazia era uma peça para o puzzle que eu queria montar e ia me apercebia de que tudo fazia sentido enquanto eu me esforçasse e desse o melhor de mim . 

Como eu fazia isso ? 

Eu definia todas as minhas prioridades para saber como iria conseguir atingir tal meta . 

Alguns exemplos : 

Teste de português daqui a 1 mês ----- como tirar uma boa nota ? ----- estudar todos os dias pelo menos 1h ; fazer exercícios e revisões ao fim de semana ; ir nas aulas de apoio . 

Aprender a trabalhar com photoshop ---- como fazer isso em 1 mês ? ----- pelo menos 3 tutoriais por semana no youtube ; trabalhar em algum projeto próprio no fim de semana , aplicando os conhecimentos apreendidos ; pedir uma avaliação em algum professor da área 

Exame de Desenho no fim do ano ----- como tirar uma boa nota ? ----- ter pelo menos um diário gráfico completo ; fazer simulações de exames , ou exercícios de desenho com tempo ; pedir apoio e avaliação a algum professor da área ; trabalhar com vários materiais ; não se sentir pressionado com o tempo e se sentir confortável com qualquer tipo de material ; fazer estudos de objetos normais do dia a dia ; rever os conteúdos programados para o exame .

Investimento : 

No final do 10º ano eu já sabia que queria progredir naquela área , então fiz alguns investimentos no 11º e no 12º ano . 

11º ano - aristo maior , folhas e portfolio a3 , lapiseiras , manual de exames-( geometria ) 
            - tintas acrilica e guache ; lapis de cor ( descentes ) - ( desenho ) 
            - manual de exames ( matemática b ) 

12º ano - manuais de exame ( português ) 
            - materiais diversos ( oficina de artes e multimédia ) 
            - aguarela , pinceis , marcadores , folhas de aguarela , e outros materiais -                         ( desenho ) 

E com o tempo eu via resultado desse investimento , por isso tinha a certeza que estava a valer a pena . 

O meu erro : 

Como eu disse , apesar de todos estes trabalhos que eu fiz , o meu secundário poderia ter sido melhor . O meu erro foi não ter me esforçado tanto e perdido a atitude em certos momentos . Foi perder o foco dos meus objetivos e ficar tão pressionado a ponto de ter algumas notas negativas e de diminuir minha média . Se eu tivesse a mesma mentalidade que eu tenho hoje , e soubesse tudo o que aprendi fora do secundário , acho que isso não teria acontecido . Por isso que eu digo mais uma vez , aprenda com o erro dos outros . 

E se você tiver lendo isso só agora , ainda não é tarde . Mais você tem que estar disposto a fazer de tudo para melhorar . 

Espero de alguma forma ter lhe ajudado . Agora é partir a loiça toda nestes exames !!!!!





Sem comentários:

Enviar um comentário